segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A Mão do Semeador, de Vergílio Ferreira

Quando entrei no quarto, aquele cheiro nauseabundo quase me soltou o vómidesordem, como se um furacão tivesse agitado as areias daquela praia. to. Não sabia o que fazer, mas o desaparecimento dela justifica que tivesse lá entrado. Ao meu redor, tudo estava espalhado em desordem, como se um furacão tivesse agitado as areias daquela praia.


Aproximei-me da desordem, e entre a roupa que encobria o gavetão encontrei um fio, que lhe tinha oferecido no nosso primeiro dia de namoro. Aí sei que não o abandonaria, sabendo que ia estar sempre com ela. Peguei nele e encostei-o junto a meu peito.

Subitamente, espreitei para aquele recanto de onde saía uma luz ténue. Havia uma massa indefinida no chão. Aproximei-me cautelosamente.

Era ela! Uma forte dor me tocou no coração e caí de joelhos junto dela. Toquei-lhe. Senti um frio enorme. Comecei a tremer. Percebi que tinha morrido de desespero. Eu jamais queria que aquilo tivesse acontecido. Uma vez que a amo nunca irei desistir. Uma lágrima caiu no rosto dela, transformando-se em sangue.

É por tudo isto que ainda hoje penso que nunca estamos bem. A vida é um oceano de atribulações; umas vezes resistimos-lhe, outras naufragamos.

1 comentário:

  1. Como sabes, o Portefólio Digital individual é uma ferramenta que elegemos como central no processo de avaliação. Tinhas de lançar 18 trabalhos elaborados por ti na aula e devidamente acompanhados e revistos pelo teu professor. Esses trabalhos eram:
    1- Introdução;
    2- Tradição oral: provérbios;
    3- Tradição oral: adivinhas;
    4- Tradição oral: lengalenga;
    5- Tradição oral: quadras;
    6- Tradição oral: Conto popular O Caldo de Pedra – guião de BD e quadrinização;
    7- Tradição oral: Conto popular O Carvoeiro – reconstituição da narrativa;
    8- Tradição oral: lendas – selecção, síntese e apresentação de uma lenda de Portugal;
    9- Tradição oral: Lenda do Milagre das Rosas – reconstituição do diálogo havido entre o rei D. Dinis e a rainha Santa Isabel;
    10- Narrativa literária: Saga, de Sophia de Mello Breyner Andresen – reconstituição de um hipotético diálogo travado entre Hans e a mãe;
    11- Texto lírico: Instrução Primária, de Miguel Torga – acróstico;
    12- Narrativa fílmica: Master and Commander – recepção pessoal do filme;
    13- Narrativa fílmica: Master and Commander – recepção da informação do filme;
    14- Narrativa literária: Vontade de Aprender (in Vagão Jota, de Vergílio Ferreira) – painel com segmento narrativo e ilustração;
    15- Narrativa diarística: O Diário de Anne Frank – acróstico;
    16- O anti-semitismo: - narrativa fílmica (A Vida É Bela) – recepção pessoal do filme;
    17- O anti-semitismo: - narrativa fílmica (A Vida É Bela) – recepção da informação do filme;
    18- Narrativa literária: A Mão do Semeador (in Aparição, de Vergílio Ferreira) – reconstituição de uma narrativa paralela suscitada pelo estudo desta unidade.

    Um dos parâmetros em que foste avaliado foi, justamente, o do número de trabalhos; valia 60%.
    Outro foi o da apresentação geral do portefólio (15%), bem assim como a sua personalização (5%).
    A terminar, a correcção/adequação dos trabalhos (15%) e a existência de trabalhos-extra (5%).

    Esta é a tua avaliação:
    Nº de trabalhos - 36.7% (11)
    Apresentação geral – 13%
    Personalização – 5%
    Correcção/adequação – 12%
    Trabalhos extra – 0%

    Nota final do Portefólio: 67%

    Nota: Já sabes que, a partir deste momento, vamos prosseguir com o trabalho neste portefólio; melhora-o e torna-o valioso, à tua imagem.

    O Formador: Jorge Pimenta

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